Você tem um setor de hortfruti no seu supermercado?

Assim como os açougues e as padarias dentro dos supermercados, o hortfruti entra no varejo para agregar a lucratividade e servir como mais um ponto de exploração de margens especiais!


Ter um hortfruti dentro do mesmo ambiente em que seus clientes fazem suas compras sejam mensais, quinzenais ou semanais acaba criando um estímulo para o consumo de mais frutas! Isso mesmo, o nosso foco no hortifruti são as frutas. O consumidor já está acostumado a comprar verduras e raízes com mais frequência, porque precisam desses itens para utilizar diariamente no preparo das refeições. Porém as frutas são consideradas itens de segundo plano e é justamente nesse ponto que queremos chegar.

Você pode incentivar seu cliente a consumir mais frutas, desde que aplique alguns conhecimento básicos mas que fazem toda a diferença no dia a dia de um hortfruti.


As frutas possuem as margens mais altas, ganhando em disparado em relação aos itens vendidos em padarias, mercearias e açougues. Você tem a faca e o queijo na mão para ter volume alto e margem alta, uma combinação perfeita para o sucesso.




A Flink separou 8 insights que você precisa implementar ainda hoje no seu setor de hortfruti:

1- Iluminação e limpeza:


Antes de iniciarmos, precisamos relembrar o básico. Os clientes compram com os olhos, por isso seu setor precisa estar sempre bem iluminado para que as frutas pareçam mais viçosas e com aspecto de novas, além disso você deve investir fortemente na limpeza. Esses produtos liberam um líquido com um odor característico quando estão em um processo acelerado de maturação podendo comprometer o sucesso da experiência do cliente neste momento de compra. É necessário realizar a limpeza periódica das bancadas bem como o descarte dos itens impróprios para consumo e a substituição por novos itens sempre que necessário.

2- Cuidado com a temperatura!

Frutas e verduras são muito sensíveis ao calor. Enquanto as baixas temperaturas conservam a qualidade desses alimentos por mais tempo, as altas temperaturas aceleram o processo de maturação podendo levar o supermercado a ter prejuízos que não estavam previstos. Climatize o ambiente em que você instalará o seu hortfruti, caso não seja viável, preocupe-se bastante em conferir com frequência o estado de conservação dos seus produtos.


3- Consiga bons fornecedores

Não procure apenas por preços atrativos, você precisa buscar produtos de qualidade para oferecer sempre o melhor para o seu cliente. Dê preferência aos produtos que ainda não estão maduros para que o processo de maturação aconteça dentro do seu estabelecimento permitindo que você tenha tempo hábil para comercializá-los. Feche parcerias com fornecedores que te entregue produtos de qualidade e te ofereça um bom preço para que você sempre compre ao mesmo fornecedor. Crie um laço de fidelização.

4- Layoutização e cuidados com a aparência

Você precisa separar frutas cítricas, frutas vitaminadas, raízes e hortaliças. Utilize as combinações de cores para gerar gatilhos mentais que estimulem seu cliente a comprar mais. Além de ficar mais atrativo, essa arrumação evitará alguns transtornos. Por exemplo, as frutas cítricas soltam gás etileno que aceleram o processo de maturação das frutas vitaminadas, ou seja, juntá-las numa arrumação seria uma péssima ideia.

5- Localização das frutas


Mantenha as frutas sempre em primeiro plano, destaque-as! Faça seu cliente passear por elas antes de chegar nos itens que ele mais compra como cebola e batatas. Isso aumentará as chances dele cair na tentação de até mesmo comprar frutas desconhecidas para experimentar.

6- Exposição dos preços

Diferente dos outros produtos, você precisa expor os preços de forma chamativa. Esqueça as etiquetas tradicionais nas gôndolas e opte por cartazes que estejam visíveis aos clientes. Chame a atenção dos seus clientes!

7- Mantenha o setor sempre organizado

O hortfruti é um dos setores que fica desarrumado com mais frequência. A maneira como escolhemos os produtos apalpando-os acaba destruindo o padrão de arrumação repetidas vezes. Por isso precisamos de alguém por perto para reorganizar e não permitir que o próximo cliente tenha a sensação de que tudo foi revirado e que ele está vivenciando um "fim de feira".

8- Escolha um líder

Treine um funcionário para que ele tenha essa visão de organização e reposição e que esteja sempre atento para manter o setor em ordem. Faça a nomeação de uma pessoa para responder exclusivamente por essas questões. Você precisa ter alguém para cobrar


Agora que você já sabe como um hortfruti pode trazer mais sucesso para o seu supermercado, vá a um centro de distribuição e escolha os melhores itens para encher o seu setor de novidades e surpreender seus clientes.

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