Você sabe como precificar os seus produtos?

Preparamos mais um artigo para você proprietário/gestor de supermercado que está lutando diariamente para aumentar o seu faturamento vendendo mais itens e aumentando ainda mais sua margem de lucro.


Um fator determinante para o sucesso do seu estabelecimento são as margens de lucro. Precisamos desprender mais atenção para o cálculo da lucratividade, pois através do jogo de compensação das margens entre produtos mais rentáveis e os menos rentáveis conseguimos aumentar o lucro da operação do supermercado. E cá entre nós, é isso que todo gestor de supermercado deseja, que seu negócio fique cada vez mais rentável.




É de suma importância que as margens sejam distintas, mesmo em produtos do mesmo setor. Também devemos atentar para diferença de preço entre as marcas dos produtos. Essa escala de preços permite que o cliente perceba que ele pode escolher um produto da marca líder de mercado, ou simplesmente optar por outro produto mais barato de uma marca pouco conhecida. Essa possibilidade de escolha proporciona um sentimento de confiança dos clientes em relação ao supermercado. Desta forma, você irá garantir que seu cliente perceba que dentro do seu supermercado existem opções que cabem no seu bolso e que atendem a necessidade dos diversos perfis de consumidores.


Seu cliente terá a sensação que seu poder de compras está valorizado e se sentirá seguro para continuar realizando suas compras, seja diariamente, por semana ou mensalmente, de acordo com a frequência que ele já está acostumado a visitar os supermercados.


Vamos à um exemplo prático de precificação?


Você precisa ter preços competitivos nos produtos notáveis, ou seja, aqueles produtos que arrastam o cliente para vir comprar no seu supermercado. Entre esses produtos estão o arroz e o leite ninho por exemplo. O cliente já sabe quanto custa nos outros supermercados e tem a percepção de preço para comparar com a sua oferta.

Mantendo o preço dos produtos notáveis abaixo da concorrência, você garantirá ao seu estabelecimento uma ótima fama, fama de quem tem os produtos mais baratos.



Mas, para que isso seja possível de se manter sem prejudicar a saúde financeira do seu negócio, você deve usar a seguinte estratégia:


Escolha alguns desses produtos e abaixe o preço, sem receio!

No mínimo esse valor deve estar entre R$ 0,20 à R$ 0,50 abaixo dos valores praticados pelos seus concorrentes para que o cliente perceba de forma violenta a diferença.

Depois de ajustar os preços, comece a abusar do cross! Exponha produtos complementares aos produtos notáveis que você colocou em oferta com uma boa margem!


Se você baixar o preço do macarrão espaguete por exemplo, você pode expôr o molho de tomate e o queijo ralado próximo ao macarrão com uma margem de 200% ou mais, dependendo da sua negociação de compras desses produtos.


Fazendo isso, você fará uma compensação da diminuição dos preços dos produtos notáveis com a margem dos produtos que estão em cross.


Seu cliente não compra apenas os produtos notáveis, ele também leva para casa os produtos complementares. Por isso, garantimos que essa estratégia funciona de verdade, a compensação ocorre na prática.


Não esqueça, seu cliente não sabe todos os preços da sua lista de compras decorado, mas sem dúvida ele tem a percepção do preço dos produtos que ele mais consome. Invista tempo e comece agora mesmo com essa estratégia de compensação das margens de lucro. E claro, não esquece de contar pra gente o resultado dessa ação no seu supermercado. Queremos saber como está sendo para você colocar em prática o que estamos aprendendo juntos!




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