Venda mais conhecendo melhor o cliente do seu supermercado



Você conhece os produtos que o seu supermercado oferece? Quando falamos sobre vendas sabemos que esse é um dos mandamentos mais importantes “conhecer o produto para oferecer da maneira correta” para os clientes.

Porém, conhecer o comportamento do seu cliente é ainda mais importante! Você sabe por quê?


É necessário direcionar suas ações promocionais e de marketing para o público certo, você deve gastar sua energia da maneira certa para evitar desperdício de recursos e esforços! Os clientes de supermercado têm necessidades e comportamentos diferentes. Você pode errar feio ao ofertar um pacote de fraldas para um casal que ainda não tem filhos. Por outro lado, já pensou como seria interessante para esse casal receber uma oferta ou até mesmo indicação de um produto baseado no histórico das últimas compras? Sem dúvidas esse casal sentiria uma empatia e se reconheceria no seu estabelecimento.



O relacionamento com o cliente do século XXI está além do preço, ele envolve valores. Permita que seu cliente se sinta importante, mostre para ele que a sua visita é algo mais que um número no seu faturamento. Clientes satisfeitos e encantados são fidelizados e cativados de maneira que acabam se tornando um grande divulgador da sua marca.


Falando sobre visita ao supermercado, esse é o momento mais importante para conseguir as informações que você precisa para conhecer o seu cliente. Admiramos os gestores que se esforçam para estar no “chão do supermercado” interagindo com os clientes e estreitando esse relacionamento!


Nossa oportunidade mais valiosa está na visita, na hora que o nosso cliente está realizando suas compras, ela pode ser um motivo de frustração ou de fortalecimento da sua marca. Quando você conhece o gosto do seu cliente, você entende melhor o sucesso que você pode fazer.

Separamos 4 maneiras que te aproximarão ainda mais do seu cliente:



1 - Ofereça produtos pessoalmente


Treine seus funcionários de maneira que ele mostre um leque de opções ao seu cliente, as pessoas respondem melhor quando têm várias opções de escolha. Analise o histórico do seu cliente e comece a abordá-lo quando ainda estiver no seu estabelecimento com produtos que são do seu interesse.

2 - Ofereça incentivos


Todo cliente adora receber um cupom de oferta exclusivo seja por celular ou por e-mail. Crie um programa de fidelidade, contate o seu cliente seja por SMS ou e-mail. Mostre suas ofertas uma semana antes de um festival ou de seu próprio aniversário. Ele vai se sentir acolhido e criará uma afeição a mais por seu estabelecimento.


3 - Obtenha feedbacks


A melhor forma de receber um feedback é perguntando. Pergunte ao seu cliente se ele encontrou tudo que precisava, o que mais lhe agradou enquanto estava no seu supermercado, isso possibilitará a abertura de um vínculo. As pessoas gostam de ser ouvidas.


4 - Aumente o seu carrinho!


Isso mesmo, um carrinho com um maior espaço para ser preenchido envia uma mensagem subliminar aos clientes de que eles ainda não esgotaram seu orçamento e têm mais dinheiro para gastar. Por outro lado ao carregar uma cesta pesada, os clientes tendem a sair mais cedo do estabelecimento para se livrar do incomodo. O simples fato de oferecer mais carrinhos do que cestinhas pode contribuir positivamente para o seu faturamento.



Vem dar uma passadinha no nosso Instagram @flink.app.supermercado, lá você poderá ver mais como nos relacionamos com os nossos amigos consumidores, e como isso pode ajudar você quando for implementar no seu negócio.

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