Transformação digital nos supermercados e os novos hábitos do consumidor

Ainda estamos lidando com as restrições e medidas adotadas diante a pandemia do novo Coronavírus. Alguns hábitos foram mudados e a tendência é que esses novos hábitos continuem ativos permanentemente. Podemos citar dois exemplos desse novo comportamento: A preocupação sanitária com a higienização dos produtos e a ida de uma quantidade menor de membros de cada família ao supermercado, para evitar aglomerações e o contágio pelo vírus.

O consumidor já está se adaptando as exigências desse cenário mais conhecido como o “novo normal” o que acaba fortalecendo os hábitos de compras em modalidades cada vez mais tecnológicas e conectadas.

Separamos 3 situações vividas no cotidiano de compras de abastecimento familiar para analisar essa correlação de hábitos:

  1. Contato com produtos e superfícies: O cliente entende que manusear itens que outras pessoas já tenham manipulado pode pôr em risco sua saúde. Dessa forma, presenciamos o aumento significativo de compras online seja por aplicativos dos estabelecimentos, por ligações ou até mesmo por envio de mensagens através do whatsapp.

  2. Distanciamento social nas filas: Um desafio para todo empresário do ramo alimentício. Como diminuir as filas e o tempo médio desprendido durante o check-out para evitar a aglomeração, que pode causar além do transtorno da espera, um risco de contágio entre os clientes. Otimizar esse processo tem sido uma máxima para os supermercados que se preocupam com o bem estar dos seus clientes e funcionários.

  3. Pagamentos por meios eletrônicos: Esse comportamento já vem sendo estimulado há um bom tempo pelo ramo varejista. O dinheiro impresso e as moedas são sem dúvidas um grande transmissor de vírus e b actérias. O fato de passar de mão em mão acaba carregando as cédulas com microrganismos que são prejudiciais a saúde. Durante o cenário que vivemos, optar por pagamentos através de cartões de créditos de uso pessoal e pagamentos eletrônicos que evitam o contato entre as pessoas é um aliado importante para diminuição da transmissão de vírus e bactérias.


Diante desses fatos, entendemos que a grande concorrência do momento não está relacionada apenas a quem oferece o menor preço, isso é importante, porém não é o único fator de decisão do consumidor. O cliente está em busca de quem proporciona a melhor experiência de compra, a mais segura, mais ágil e conectada.

Essa experiência de compra é baseada no histórico do relacionamento do cliente com sua marca. Como está o seu relacionamento com os seus clientes, você conhece os produtos que ele gosta? Você sabe a quantidade que costuma comprar? Você armazena essas informações?




Baseado nessas informações os gestores de supermercados podem analisar os dados sobre os hábitos de compras dos clientes e assim tomar decisões como organizar de maneira adequada a reposição de produtos nas prateleiras entendendo as necessidades dos clientes e com base no fluxo dispor os produtos mais vendidos. Essa análise também permite um maior controle sobre as compras do estabelecimento, analisando os dados, o gestor saberá quais produtos estão sendo mais vendidos de acordo com o perfil do consumidor possibilitando o reabastecimento contínuo evitando a ruptura nas gôndolas fidelizando o cliente.

Pensando em descomplicar a experiência de compras nos supermercados, a Flink entende que inserir estratégias através do mundo digital utilizando tecnologias que estreitam as relações com os clientes motivam os usuários a manter-se próximos e fidelizados com a marca, além de munir os gestores com informações segmentadas e organizadas sobre todo o processo de compras. Utilizar meios que possibilitem essa interação traduz a preocupação do supermercado com seus clientes.



O uso desses dados melhora consideravelmente a eficiência do negócio aproximando cada vez mais os clientes do que há de novo na transformação digital na realidade dos supermercados.


Ter informações nas mãos antes mesmo de chegar na loja física será um diferencial principalmente em tempos de pandemia.

Saber onde encontrar os produtos sem a necessidade de andar pela loja, ter acesso aos dados de disponibilidade de estoque e promoções criam um laço forte no relacionamento com o cliente.

Para saber mais sobre o jeito Flink de descomplicar supermercados, entre em contato a gente. Será um prazer entender como funciona sua operação e te ajudar a satisfazer e superar as expectativas dos seus clientes.