Trade Marketing para supermercados

Os consumidores do varejo estão cada vez mais influenciados e interessados em viver uma experiência de compras que supere suas expectativas nas suas idas aos supermercados.


Você já ouviu falar sobre Trade Marketing? Nesse artigo vamos entender quais as vantagens de implementar essa ferramenta e como executá-la no seu estabelecimento para fortalecer ainda mais a sua conexão como seu cliente.


O papel do trade marketing é analisar o comportamento dos clientes dos supermercados observando a forma peculiar como o público reage a cada estímulo em relação ao contato com os produtos de marcas específicas no PDV.



Devemos considerar que esse comportamento deve ser analisado de forma singular, pois cada supermercado tem um público diferenciado que se comporta de maneira distinta, sofrendo influências externas e internas como o nível cultural e o meio em que ele está inserido.


Primeiramente, temos que perceber essa ferramenta como uma forte aliada para o aumento das vendas no PDV. Trata-se de uma ação B2B ou seja, de empresa para empresa. No caso dos supermercados, é uma ação planejada e executada entre a indústria e o shopper, desenvolvida para analisar e gerenciar a relação dos consumidores com os produtos das marcas oferecidas naquele supermercado.


Essa estratégia de vendas é planejada entre a indústria e os supermercados, que é o ponto onde o consumidor adquire os produtos da ação. O consumidor final é o alvo principal dessa empreitada.


Vamos entender na prática como isso funciona e o papel dos agentes envolvidos?


Bom, a indústria entra com a proposta de oferecer um ou mais itens da sua marca de interesse com um preço abaixo do mercado para dispor no supermercado de forma criativa, integrada e envolvente. Para que isso aconteça, ela oferta um preço especial para a ação, determinando o tempo de duração e com a possibilidade de devolver parte dos lucros obtidos para o supermercadista. Essa etapa deve ser bem avaliada e entregue nas mãos de excelentes profissionais dispostos a negociar de maneira que o resultado seja interessante para as duas partes envolvidas.


Outro agente importante é o comprador do supermercado, ele deve analisar qual a quantidade de itens será o ideal para a ação e negociar o preço levando em consideração questões internas como capacidade de armazenamento entre outros.


O marketing do supermercado, que na maioria das vezes não ocupa um espaço dentro da organização mas acaba sendo terceirizado para agências de publicidade, deve fornecer dados importantes como a persona que será alvo da ação e o comportamento de compras e preferência dos clientes que frequentam o supermercado.


O supermercadista também pode contar com promotores que executem a ação no local atraindo ainda mais atenção para essa estratégia. Um exemplo prático disso são as ações de degustações de produtos alimentícios os supermercados.


Todo o trabalho deve ser monitorado e analisado para que a gestão do supermercado e da indústria tenham em mãos dados que revelem se a estratégia foi bem sucedida ou se houve um fracasso na negociação ou até mesmo na execução.


O sucesso dessa operação é percebido enquanto a indústria afirma a sua presença nos pontos de vendas durante a execução das ações planejadas com o aumento da visibilidade da marca e o supermercadista aumenta as vendas do produto objetivado na ação, podendo impactar até mesmo a sua margem de lucro e faturamento, dependendo de como a negociação se deu entre as partes interessadas.


Investir em estreitar o relacionamento com o cliente e oferecer uma experiência de compras sem gargalos e prazerosa é a estratégia mais inteligente para o mercado atual. Cuide do seu cliente e o faça sentir-se privilegiado em poder fazer suas compras em seu supermercado.


Para finalizar, encerramos com uma citação de Walt Disney que deve estar impregnada na alma de todo profissional do varejo:


"Faça tão bem feito que, quando as pessoas te virem fazendo, elas queiram voltar e ver você fazer de novo e queiram trazer outros para mostrar o quão bem você faz aquilo que faz."


Estratégias como esta podem nortear o seu supermercado para o sucesso, continue acompanhando o blog da Flink, ainda vamos estudar muitas estratégias juntos.