Tendências mais consideradas pelos consumidores para supermercados em 2021

O ano de 2020 nos deixou grandes aprendizados. O setor supermercadista enfrentou desafios que acabaram antecipando um futuro tecnológico que ainda estávamos ensaiando no varejo. Porém sobrevivemos e aprendemos que é inevitável fugir desse novo comportamento.

Que tal iniciar o ano de 2021 cheios de esperança e preparados para atuar lado a lado com as armas e estratégias que ganhamos de presente?

A Flink Descomplicando Supermercado selecionou importantes tendências que ajudarão o seu supermercado a destacar-se ainda mais no cenário varejista.

1. Venda personalizada- Conhecer o cliente para oferecer produtos que estejam em correlato aos itens que ele já comprou. O supermercado que tem um histórico de compras do cliente, poderá ofertar deforma assertiva itens que sejam de interesse desse cliente e que estejam com um valor promocional. Essa atitude proporcionará ao cliente uma sensação de pessoalidade e isso acaba trazendo mais fluidez no relacionamento com a marca.

2. Supermercado delivery- Com as restrições de deslocamento e o risco de contaminação que vivenciamos durante a pandemia do Novo Coronavírus as vendas através de aplicativos e sites cresceram consideravelmente. O brasileiro já tinha uma cultura de comprar alimentos por aplicativos como ifood, rappi, uber eats com entrega imediata, mas ainda não tinha experimentado a comodidade de realizar suas compras de supermercado através de plataformas online. Nesse período, os supermercados investiram violentamente nas plataformas digitais para entregar as compras realizadas por seus clientes em suas casas. Alguns disponibilizaram canais de interação como compras por telefone e mensagens de whatsapp, outros conseguiram investir em seus próprios aplicativos ou ainda incorporar seus estabelecimentos a aplicativos de entrega.

O consumidor pôde sentir essa presença através dos incentivos e propagandas para estimular suas primeiras compras através do recebimento de mensagens com descontos exclusivos para nessas plataformas.

Mais uma excelente oportunidade de relacionamento com a marca!

3. Marketing sensorial- Além das tradicionais campanhas de marketing utilizadas pelos supermercadistas, apostar no marketing sensorial e mais especificamente no marketing olfativo ajudará seu cliente a criar uma memória olfativa através do aroma que ele percebeu no seu estabelecimento. Sempre que ele sentir o cheiro característico do seu supermercado, seu cérebro acionará o gatilho que trará a memória a experiência que ele vivenciou dentro do seu supermercado.

Seja único, registre a sua marca no cérebro seu cliente!

4. Supermercado sem checkout- O problema com o tempo gasto nas filas de espera é um desafio que nos acompanha há um bom tempo. Enquanto ainda não desfrutamos de uma solução que acabe de vez com esse contato realizado na hora de registrar e pagar os itens comprados, podemos oferecer aos nossos clientes soluções como o self checkout ou até mesmo a possibilidade de o próprio cliente realizar o registro de seus itens e finalizar sua compra efetuando o pagamento através do seu smartphone.

Ficou curioso sobre como isso funciona? A Flink Descomplicando Supermercados tem uma solução que diminuirá o tempo gasto com as filas além de reunir informações importantes sobre o comportamento do seu cliente. Entre em contato com a gente para mais informações.

5. Experiência de compra- O momento vivido durante a compra, seja dentro ou fora do seu estabelecimento é o que ficará marcado em seu cliente. Com o avanço da tecnologia o atendimento ao cliente é uma das armas mais poderosas dentro de um estabelecimento. A forma como o seu cliente é tratado, a qualidade dos produtos, layoutização, preços, cultura, tudo isso são fatores que compõem a experiência de compras do consumidor. Mantenha-se atento para oferecer sempre o melhor. Quando um cliente recebe um bom atendimento e não sofre nenhum desgaste durante a realização a sua visita, ao precisar comprar novamente, o seu cérebro o lembrará da experiência vivida. Repetir um lugar bom é mais fácil do que procurar um outro local para realização de atividades como essa.

Use gatilhos mentais como este ao seu favor!


Aprender a ler o comportamento dos consumidores tem sido um forte aliado para todos os empreendedores que lidam diretamente com o público. Precisamos entender para atender suas necessidades da melhor forma possível e poder oferecer nossos produtos e/ou soluções. Cuidado para não focar seus esforços em apenas oferecer os melhores preços e esquecer de oferecer o que todos os clientes estão buscando: a melhor experiência de compras. Promova a sensação de felicidade no seu cliente todas as vezes que ele precisar ir ao seu supermercado!