Ruptura de gôndola e a relação com os clientes

Gerenciar processos, conduzir pessoas e realizar grandes negociações de compras são atividades comuns do dia a dia de quem administra um supermercado.

Manter o supermercado em ordem é uma tarefa complicada, considerando que na maioria das vezes os próprios donos ocupam os cargos de diretores e não conseguem dedicar seu tempo integralmente às atividades rotineiras, pois precisam atentar para processos mais estratégicos que viabilizam o aumento das margens e consequentemente o aumento do faturamento.

Contudo, dentro desses processos rotineiros existe uma situação de sensibilidade que pode provocar a insatisfação do cliente e o incentivar a comprar na concorrência. Você faz ideia do que estamos falando?

Ruptura de gôndola! Teoricamente a definição desse termo dar-se quando um cliente procura um produto no seu supermercado e depara-se com a gôndola vazia.



Existem alguns fatores que contribuem para que essa ruptura aconteça:

1- Final de promoção

Certifique-se que ao finalizar uma ação promocional você ainda disponha do item em seu estoque. É frustrante para o cliente saber que não conseguiu comprar o item em promoção e que também não conseguirá adquirir pelo preço normal.

2- Compra mal planejada

Entender o comportamento de compras e manipular os dados de saída das mercadorias facilitará na hora de planejar uma nova compra. Comprar poucas unidades de um produto da curva ABC por exemplo, pode trazer fortes danos ao seu faturamento.

3- Falha de reposição

Isso acontece quando o estabelecimento tem o produto em estoque mas o repositor ainda não abasteceu a gôndula. Essa falha de comunicação pode influenciar na decisão do seu cliente em buscar o produto em outro lugar.

4- Falta de informação personalizada

Saber o que seu cliente deseja encontrar no seu estabelecimento é uma arma que te diferenciará dos concorrentes. Tenha essa informação em mãos para que os clientes sempre encontrem no seu supermercado os itens de sua preferência.

Quando um cliente percebe que o produto de seu interesse não está disponível no seu estabelecimento, ele automaticamente vai procurar no concorrente. Estando lá as chances de continuar as compras aumentam, ou seja, você perdeu um cliente que buscava apenas um item e acabou comprando várias outras coisas no seu concorrente.

Cuidar das gôndulas é uma estratégia eficiente de promover a manutenção de relacionamento e fidelização dos clientes.

Você tem total controle do abastecimento da sua gôndula?

Que tal procurar saber do seu cliente qual o produto ele sentiu falta enquanto fazia suas compras? A Flink proporciona essa informação para você! Através do nosso aplicativo o cliente pode sinalizar sobre quais produtos ele gostaria que você disponibilizasse no seu estabelecimento promovendo mais conexão entre você e o seu cliente!