Porque a compra do Grupo Big importa?

O segmento varejista nacional recebeu uma importante notícia. Na quarta-feira (24), o Carrefour anunciou a compra do Grupo Big numa transação de 7,5 bilhões de reais.

Sem dúvidas essa foi uma estratégia muito assertiva do Carrefour que estava com sua imagem desgastada devido aos últimos acontecimentos ocorridos no interior de algumas de suas lojas.


Listamos abaixo as informações mais importantes que você supermercadista precisa entender sobre essa transação:


Bom, primeiro vamos entender que o alcance do Carrefour cresceu significativamente levando em conta que antes o grupo não tinha muita força na Região Sul e no Nordeste e com a aquisição das lojas que pertenciam ao grupo BIG, o Carrefour herdou 387 lojas totalizando 876 estabelecimentos espalhados por todo o Brasil.


O carrefour não tinha muita força em supermercados de bairros, mas agora com a nova aquisição ele também passa ser responsável pelas lojas do Todo Dia, que somam 115 lojas distribuídas em nove estados, um número bem expressivo.

O grupo Big tinha criado os supermercados Todo Dia para ser implantado em bairros com objetivo de atender as necessidades cotidianas do consumidor. Além do Todo Dia, o carrefour também incorporou à sua carteira de clientes o Sam's Club, Big, Maxxi Atacado e Bom Preço.


Diante dessa transação, percebemos que algumas oportunidades surgirão para movimentar ainda mais o mercado varejista. Por exemplo, o Grupo Pão de Açucar precisará reagir a esse aumento de presença do Carrefour o que provavelmente resultará no aumento de ofertas para aquisição de supermercados regionais que estiverem obtendo um desempenho favorável.


Os efeitos dessa negociação também serão sentidos na indústria. Levando em consideração que o Grupo precisará incorporar a marca de maneira mais intensa nos hábitos do consumidor, haverá uma maior demanda em busca de ações e ofertas de produtos específicos para serem ofertados aos clientes buscando o fortalecimento da experiência de compras através do Trade Marketing.


Estamos atentos aos próximos capítulos do mundo varejista, continue nos acompanhando! O conteúdo que você precisa adquirir você encontra no Blog da Flink Descomplicando Supermercados.










3 visualizações0 comentário