Por que devo implantar o Trade Marketing no meu supermercado?

Na publicação anterior aprendemos sobre o que é o Trade Marketing e sua função no ramo varejista. Agora vamos entender a importância de implantar este setor dentro do seu supermercado.


Antes de continuarmos, você deve enxergar o Trade Marketing como uma forte estratégia de venda criada para auxiliar os varejistas no acompanhamento das mudanças do comportamento e hábito dos consumidores.


Um gestor do ramo de supermercados deve estar sempre em busca de possibilidades que aumentem as suas vendas. Principalmente em um cenário como o que estamos enfrentando atualmente, onde os consumidores estão sentindo no bolso o constante aumento dos preços dos alimentos essenciais da cesta básica. Precisamos impulsionar nossos clientes a comprar mais para mantermos nosso faturamento saudável.


O Trade Marketing merece receber uma atenção especial dentro do supermercado, pois apesar de ser uma ação conjunta entre o varejo e a indústria, os resultados de um Trade bem aplicado no supermercado são sentidos de forma intensa considerando que além de aumentar o faturamento essa prática acaba enriquecendo a experiência de compras vivida pelo consumidor.


Alguns profissionais ainda se sentem um pouco confuso na hora de distinguir o Trade Marketing e o Merchandising. Para esclarecer ainda mais, podemos evidenciar como diferencial o fato da ação envolver uma negociação de espaço para exposição, valores para aquisição e revenda além de estratégia de abordagem personalizada para um determinado produto.


Listamos alguns pontos sensíveis que merecem atenção e podem ser responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma ação de Trade:


1- Profissional para supervisão e acompanhamento da ação.

O supermercado precisa treinar e disponibilizar um profissional especialmente para área de Trade, pois ele será o responsável por trazer as informações sobre o perfil do consumidor para que as ações sejam personalizadas de forma assertiva além de gerenciar todo o processo desde a brainstorming até a divulgação dos resultados da ação.


2- Espaço para armazenamento dos produtos.

Muita atenção na hora de realizar a compra dos produtos negociados para o Trade. Você precisa saber se o seu supermercado tem um estoque capaz de armazenar a quantidade comprada. Atente-se também para a data de validade dos produtos, pois caso a ação não seja bem sucedida, você ainda terá produto em estoque que precisará ser vendido ao longo dos dias.


3- Promotores treinados e comprometidos com resultados.

Um erro muito comum se dá na execução da ação no PDV. Um promotor que só está comprometido em finalizar sua diária para receber o seu pagamento certamente não vai conseguir agregar valor na execução da ação. Contrate promotores que se identifiquem com o produto e a marca que será o alvo da ação. É uma missão díficil mas não é impossível, ofereça benefícios adicionais vínculados ao número de vendas gerados através do trabalho desses promotores, isso os incentivará a executar a atividade com mais afinco e comprometimento.


4- Layout favorável para exposição dos produtos.

Você precisa ter muita atenção na hora de negociar o tamanho e a localização da área que será negociada para a exposição do produto durante a ação. Você deve considerar que a área não pode ser muito extensa de forma que dificulte a visibilidade das outras marcas, bem como não pode ser muito escassa para que não se torne imperceptível e coloque tudo a perder.


5- Acompanhamento da ação.

Certifique-se que a ação foi acompanhada do início ao fim, principalmente se o seu supermercado tiver mais de uma filial. Os resultados podem variar de acordo com o perfil e aceitação do público.


6- Gestão de informações e processamento de dados.

O gestor precisa ter acesso as informações geradas no PDV para atestar o sucesso da ação e analisar os erros cometidos para corrigi-los. Mensure todos os dados para que a gestão possa analisar de maneira correta e possuir embasamento para a programação das futuras ações.


Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo! Continue acompanhando nosso blog, estamos unidos para enfrentarmos os desafios que o varejo nos proporciona e alcançarmos o sucesso!




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