Padarias em Supermercados. Vale a pena?

Todo empresário do setor de supermercados busca diariamente aumentar a sua margem de lucro e consequentemente o seu faturamento. A inovação sempre será um excelente aliado para aumentar esses números.


Porém, não podemos deixar de lado algumas experiências que já deram muito certo e que ainda continuam fazendo diferença dentro do supermercado. Um exemplo prático disso são as padarias localizadas no interior dos supermercados.

Você pode já ter se questionado sobre a lucratividade de possuir um setor dedicado a panificação no seu estabelecimento. E nós afirmamos que é lucrativo sim!

Primeiro temos que entender o funcionamento e depois te mostraremos como um cliente sofre influência na hora de visitar esse setor.

Bom, existem duas formas de trabalhar com a panificação:

Opção 1- Possuir maquinário próprio como forno industrial, realizar compras de insumos para produção de pães, bolos e doces, contratar profissionais experientes e habilidosos para realizar a preparação dos produtos.

Opção 2- Terceirizar a produção dos produtos e realizar compras diárias para apenas revendê-los aplicando uma boa margem em cima do preço final.

A escolha da modalidade de trabalho sofre influência do porte do supermercado e do capital disponível para investimento. Supermercados com grandes estruturas são capazes de comportar melhor a fabricação dos alimentos, já os de pequeno porte exigem uma adaptação mais compacta para ofertar esses produtos.

Entendemos que nas duas situações o aumento do faturamento é certo e o ticket médio de compras também sofre uma influência positiva.

Vejamos, um cliente vai ao supermercado fazer sua compra mensal e ao se deparar com o setor de panificação acaba comprando pães e derivados por impulso. O mesmo acontece com o cliente que foi ao supermercado apenas para comprar pão e teve que atravessar alguns corredores e acabou lembrando de algum item que estava faltando em casa mas que não estava necessariamente na sua intenção de compra daquele dia.

Esses estímulos contribuem positivamente para o aumento das compras realizadas sem planejamento.

Indicamos sempre que assim como os açougues a localização desse setor seja sempre no final da loja. Dessa forma, o cliente precisará caminhar um pouco mais pelo seu supermercado o que aumenta suas chances de comprar ainda mais produtos com o uso bem aplicado dos gatilhos mentais.



Você provavelmente estará atingindo e infuenciando uma comunidade inteira que está localizada nos arredores do seu estabelecimento aumentando a visualização da sua marca e o fluxo de clientes dentro do seu estabelecimento.

Se você ainda não tem uma padaria agregada ao seu supermercado, te aconselhamos a estudar a possibilidade de implementar agora mesmo esse setor lucrativo no seu empreendimento.

5 visualizações0 comentário