Figital e Varejo, uma relação de sucesso

Um dos maiores desafios para quem comercializa no varejo é entender o comportamento do seu cliente para entregar aquilo que ele deseja. Por conta do cenário que estamos vivendo com a pandemia do Novo Coronavírus esse comportamento de compra sofreu uma alteração sem precedentes.

O fato de o consumidor ter sido orientado a ficar em isolamento por um longo período, obrigou os lojistas a se reinventar para conseguir manter o faturamento necessário e não encerrar suas atividades. Uma grande questão foi lançada, “Como fazer com que o cliente continue comprando mesmo estando em casa?”


Alguns consumidores até já tinham ensaiado uma compra online visitando algum aplicativo e simulando um carrinho de compras, mas ainda demonstravam insegurança para finalizar suas compras. Com a chegada do vírus essa adaptação foi mais acelerada, a necessidade de comprar itens básicos de sobrevivência sem ter que sair de casa levou muitos consumidores a finalmente se entregar ao prazer das compras digitais.

Nesse contexto de adaptações porparte dos consumidores e fornecedores nasceu o Figital. Você já ouviu falarnesse termo? Se ainda não ouviu, preste muita atenção pois essa já é econtinuará sendo nossa realidade por muito tempo.

Bom, sobre o termo Figital podemos entender que se trata da junção dos dois mundos, o físico e o digital. É a entrega do melhor que o atendimento presencial oferece com a comodidade do mundo digital.





Na prática isso funciona até mesmo quando você compra um produto através do whastapp e vai buscá-lo na loja, ou recebe em casa. Ou ainda quando está na loja física e procura informações sobre determinado produto na internet antes de decidir qual produto vai levar . O figital permite essa integração dos dois mundos numa mesma compra.


O consumidor gostou da comodidade de comprar em casa, descobriu que pode fazer isso de forma segura e descomplicada. Alguns afirmam que mesmo quando todo o convívio social for reestabelecido, continuará com o hábito que adquiriu durante a quarentena, comprar online.

Segundo dados da pesquisa “Varejo em Transformação", realizada em 2019 pela empresa Deloitte, em 65% das empresas ouvidas mais da metade dos clientes apresentam um comportamento figital.

Investir em e Através dos canais de interação você pode atender e ofertar promoções e informações deforma personalizada ao seu cliente. o de insegurança que estamos vivendo com o seu estabelecimento fortalecido e com uma relação estruturada com o seu cliente.

Unir o físico ao digital pode trazer experiências bem positivas como:

Pessoalidade- Através dos canais de interação você pode atender e ofertar promoções e informações de forma personalizada ao seu cliente.

Armazenamento de dados- Ao incentivar seus clientes a visitar as plataformas digitais, você acaba recebendo informações que serão importantes para compor o seu banco de dados. Informações como preferência de produtos, idade, sexo entre outros.

Aumento de vendas- Usando os meios digitais você pode alcançar um número maior de clientes independente de sua localização. Mas atenção, assegure-se de que pode oferecer um suporte eficiente de entrega para não frustrar o seu cliente, ou se não puder fazê-lo, deixe claro a opção de retirada em loja.

Fortalecimento da marca- Quanto maior a interação realizada, maior as chances do relacionamento com o cliente ser fortalecido e indicação da experiência vivida para outras pessoas.

Visibilidade- Quem não é visto, não é lembrado! Marque presença nas plataformas digitais e receba o reconhecimento do seu público. Cada vez mais os clientes buscam por empresas atualizadas e conectadas com esse novo comportamento do consumidor.

Viu como ser figital pode alavancar o seu negócio? Opte por oferecer uma experiência encantadora para o seu público, aproveite essa oportunidade para conduzir melhor o relacionamento com o seu cliente através dos pontos de contato que você dispõe.

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