CRM para supermercados

Talvez você ainda tenha dúvidas sobre como um CRM pode elevar o ticket médio do seu supermercado. Pensando nisso a Flink elaborou esse artigo para gestores e interessados que precisam entender melhor o conceito e a aplicação desse forte aliado e reestruturar ou implantar agora mesmo no seu estabelecimento.

Vamos lá?


Primeiro devemos entender o conceito de CRM que significa Customer Relationship Management e traduzido para o português: Gestão de Relacionamento com o Cliente.

É exatamente a administração e gestão da maneira como você se relaciona com o seu cliente.

Nos artigos anteriores sempre falamos sobre a importância de manter um relacionamento ativo e saudável com os clientes que frequentam sua loja e também com os leads que você pretende transformar em ativos.

Hoje, queremos destacar a importância de organizar esse processo.

Para conhecer melhor o cliente e entender sua jornada de compras utilizamos o CRM que permite armazenar as informações e confrontá-las a ponto de planejar e entregar um contato assertivo e personalizado que proporciona uma maior fidelização dos clientes.

Vamos ver na prática como isso funciona:

Primeiro você precisa adquirir um CRM que te permita integrar as informações de compras armazenadas no seu sistema de frente de loja. Depois de realizado o processo de integração, você precisa coletar as informações pessoais para poder entender o perfil do seu cliente e abordá-lo com promoções personalizadas que se enquadram no perfil de cada um deles.

Mas você sabe como conseguir essas informações? É bem simples! Você pode criar um "clube de desconto" ou algum outro nome criativo que você queira colocar, o importante é que o cliente perceba o valor que ele vai receber ao realizar o seu cadastro e digitar o seu CPF sempre que realizar suas compras no seu supermercado.

Você deve coletar informações relevantes como sexo, idade, endereço, estado civil. Com essas informações em mãos, você poderá confrontá-las com as idas desse cliente ao estabelecimento e ofertar produtos personalizados, bem como manter um relacionamento de forma automatizada e eficiente.

Ao colocar esse gerenciamento em prática você perceberá oportunidades de elevar o seu ticket médio. Por exemplo, quando você envia ao seu cliente uma oferta de um produto que ele já comprou alguma vez você acaba ativando um gatilho mental e incentivando esse cliente a comprar novamente mesmo que esse item não seja o item essencial que o motivaria a ir ao seu estabelecimento naquele momento.

Outra oportunidade importante que o CRM traz são os canais de contatos, você pode enviar essas informações de ofertas de forma personalizada e automatizada através de inteligência artificial que te permitem estar sempre em sintonia com seu cliente.

As grandes marcas do mundo dos negócios já fazem isso. Você pode até já ter recebido um SMS ou ainda uma notificação no seu celular com uma linguagem bem acessível te convidando para aproveitar alguma promoção ou ofertando itens que você já procurou em algum momento. Ou ainda um convite para que você retorne a loja para incentivar a continuidade dessa relação de compra e venda que você iniciou.

Viu como utilizar um bom CRM é algo necessário e atual? Você precisa manter-se conectado com o seu cliente e atraí-lo a um relacionamento duradouro e lucrativo com a sua marca.

Se você já utiliza um software de CRM te aconselhamos a estudar mais sobre o tema e estruturar melhor suas estratégias de marketing digital para que o uso dessa ferramenta seja 100% aproveitável no seu negócio. Caso ainda não utilize, comece agora mesmo a procurar opções que se enquadrem na sua realidade e comece a usar e abusar das interações com o cliente. O mundo precisa de mais relacionamento e o nosso cliente adora isso!

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