Como um relacionamento de sucesso com o cliente ajuda o meu Supermercado?

Atualizado: 23 de Set de 2020


Você já deve ter ouvido que o ser humano é um ser sociável, amamos viver em grupos, ter amigos para conversar, sentir-se parte de um todo com o qual de alguma forma nos identificamos. Manter relacionamentos é essencial e no mundo dos negócios isso não é diferente. Existe um vínculo mútuo entre o cliente e a empresa onde ele compra um produto ou serviço. Explorar esse relacionamento é sem dúvidas uma porta de entrada para a fidelização do cliente.

Entendemos que manter uma boa gestão de relacionamento é essencial porque agrega valor à marca e traz o marketing mais eficiente que um estabelecimento pode ter, a indicação boca a boca.

Quanto mais encantamos o nosso cliente indo além de suas expectativas maior é o nosso retorno.

Mas como podemos elevar o relacionamento com os clientes de supermercado a esse nível? Bom, o primeiro passo é a apresentação, um precisa conhecer o outro e mais do que isso, se reconhecer no outro. Você precisa evidenciar o conceito da sua marca, a identidade da sua loja, a experiência que você quer que os seus clientes tenham quando estiver comprando os itens básicos de necessidade à você.


Quando este vínculo é feito de maneira consolidada o seu estabelecimento adquire autoridade para indicar novos produtos e até mesmo novos hábitos de consumo aos seus clientes.

O nosso cliente está cada vez mais ligado em ações que os trazem bem estar e sensação de pertencimento ao lugar onde ele realiza suas compras.

A personalização de promoções ofertadas, o posicionamento e manutenção da marca, a política de atendimento ao cliente e resolução dos entraves entre outros, é de fato muito importante e são parte de um programa básico de relacionamento com o cliente.

Para te ajudar ainda mais a identificar como manter um bom relacionamento com o seu cliente, listamos 5 ações necessárias para diferenciar você dos seus concorrentes:

1 - Entregue conteúdo ao seu cliente!



Seu cliente quer mais do que preços competitivos, ele quer informações sobre as características do produto que ele está adquirindo. Forneça essas informações de forma simples e rápida. Apostarem soluções tecnológicas é um grande aliado nesse momento, principalmente se considerarmos o número de atendentes x o número de clientes que temos diariamente em nossas lojas.  


2 - Guarde as informações que esse cliente te entrega!



Crie mecanismos que te permitam coletar o máximo de informações possível sobre os seus clientes e direcionar produtos e ações de marketing de acordo com cada perfil. Personalização é um dos pilares essenciais das características do consumidor do século XXI.

3 - Mantenha-se informado!



Tenha acesso constante à estudos de mercado, cursos de atendimento e reciclagem. Assim, você poderá identificar o que pode melhorar em sua estrutura e no serviço ofertado, além de lidar com a concorrência e sair sempre na frente.

4 - Conheça seu público!



Você precisa conhecer e entender quem é o seu público alvo, bairro onde mora, faixa etária, perfil de consumo e hábitos alimentares. Com base nessas informações você poderá impulsionar suas estratégias e resultar em um bom engajamento.

5 - Fidelize o seu cliente!



A fidelização do cliente está ligada à sua satisfação. Mesmo um consumidor recorrente não necessariamente é fiel à sua loja. Implemente formas de engajamento do cliente por meio de projetos de acúmulos de pontos em troca de produtos, descontos, campanhas, cupons promocionais que evidenciem a atenção e o cuidado da sua empresa. Invista no atendimento ao cliente, seus funcionários devem sempre receber capacitação para realizar esse atendimento com perfeição e encantar o seu público em todos os momentos da sua compra.

Para saber mais sobre como descomplicar o atendimento nos supermercados acesse o nosso site. Disponibilizamos um curso online gratuito para nossos parceiros supermercadista. A Flink te ajuda nesse momento de capacitação para atender melhor e de forma mais eficiente.