Como transformar funcionários em excelentes atendentes

O atendimento ao cliente continuará sendo um forte diferencial para os supermercados. Apesar do grande avanço das compras onlines e da mudança de hábitos dos consumidores que estão cada vez mais abertos a novas tecnologias, a relação entre clientes e supermercado é um elo importante na fidelização dos consumidores, seja em estabelecimentos de grande porte ou até mesmo os menores.

Entendemos que além de preços bons o consumidor anseia por interação de qualidade. Com o aumento diário da concorrência e da abertura de atacarejos a todo vapor, é desafiador para os supermercadistas manter o cliente fidelizado e em constante relacionamento com sua marca.

O bom atendimento ainda não é uma marca registrada dos supermercados, pelo contrário, os clientes sentem-se ignorados e desapontados quando precisam de uma informação. Os funcionários normalmente não estão capacitados ou motivados para prestar um atendimento com excelência. Esse contato com o colaborador muitas vezes é o único ponto de interação que o cliente tem com o supermercado.

Que tal cuidar melhor de como as pessoas enxergam a sua marca?



Pensando nisso a Flink listou 5 dicas de como deixar seus colaboradores aptos a prestar um excelente atendimento e encantar os seus clientes:


1- Recrute os melhores: Oriente o departamento de recursos humanos a recrutar os indivíduos que são de fácil interação social e abertos a receber desafios e oportunidades. Isso diminuirá a rotatividade em seu supermercado e possibilitará a implantação de um plano de cargos e carreira.


2- Capacite seus funcionários: Invista em oficinas e treinamentos periódicos sobre técnicas de atendimento para os seus colaboradores. Dessa forma, ele terá o conhecimento necessário de como portar-se nas diversas situações e estará em constante reciclagem.


3- Dê mais autonomia: Forneça informações para todos os colaboradores, eles devem saber quais atitudes devem ser tomadas nas resoluções das questões que surgem no dia a dia. Garantindo mais autonomia aos processos evitando gargalos desnecessários.


4- Ouça os feedbacks dos clientes: Ouvir os clientes é ter em mãos as informações mais importantes sob a perspectiva de quem realmente importa, o consumidor. Integre ao seu estabelecimento meios de comunicação que te permitam receber os feedbacks. De posse desses dados, tome atitudes que possam melhorar os pontos de insatisfação que foram citados.

5- Ofereça incentivos: Motivar um funcionário com premiações sobre a pontuação adquirida no atendimento ao cliente os leva a querer sempre entregar o melhor todos os dias.



Mostre que você se importa com o seu cliente, invista em soluções que os permitam sentir-se sempre acolhidos e partes do seu estabelecimento, criar conexões nunca foi tão importante como nos dias de hoje.

Com a Flink você pode acompanhar os históricos de compras dos seus clientes e disponibilizar ofertas personalizadas, parecido quando um amigo nos indica algum produto, legal né? Relação de confiança é tudo!

Vamos transformar o atendimento ao cliente e impulsionar as indicações boca a boca que continua sendo a melhor maneira de divulgar nossa marca. Afinal, quando passamos por uma experiência agradável, queremos compartilhar com o máximo de pessoas possível.Desperte essa sensação no seu cliente.