Como aumentar o ticket médio do seu supermercado


Seu supermercado vende bem? Uma das métricas mais usadas para medição de desempenho dos supermercados é o ticket médio de venda. Você sabe qual o valor do ticket médio do seu estabelecimento? Se ainda não sabe, vamos te mostrar como chegar nesse indicador que revela o valor médio de vendas por cliente:

Determine um período de tempo, um mês por exemplo e divida o valor do faturamento total pelo número de vendas, ou de cupons emitidos.

Com esse número em mãos você poderá analisar se suas ações promocionais e/ou estratégias comerciais estão sendo efetivas.


Aumentar o ticket médio é o objetivo de todo gestor de supermercados, pois significa que o cliente está comprando um pouco mais em cada visita que ele faz a sua loja.

Não é tão difícil tornar esse sonho realidade, podemos conseguir bons resultados através de atitudes simples mas que se forem bem implementadas geram um resultado comprovadamente positivo.


Para obter esse tão sonhado resultado, podemos começar com a análise da curva ABC que indica os produtos mais vendidos e estuda a relação entre eles.

Com essa informação em mãos podemos reajustar os preços com bastante estudo e cautela. Por exemplo, se aumentarmos entre 1 a 3% o valor de um produto da categoria A, na classificação da curva ABC, os clientes dificilmente sentirão a alteração desse valor, contudo essa estratégia aumentará o ticket médio de compras considerando que são produtos que tem uma venda expressiva todos os dias.


Outra situação que deve ser levada em consideração, são os produtos vendidos no checkout. Enquanto seu cliente aguarda sua vez na fila, ele deve estar cercado de opções que o impulsionem a comprar sem questionar o valor estipulado. Você deve aproveitar esse espaço para expôr os produtos que tem uma boa margem de lucro. É importante ressaltar que todos os produtos devem estar precificados, os clientes deixam de comprar se tiverem que fazer uma ação a mais como perguntar a algum funcionário o preço do produto que ele está interessado.


Por último, você deve usar muito os produtos em correlatos, ou venda casada, ou ainda venda por impulso. Já estamos acostumados com esses termos mas nem sempre colocamos em prática. Sempre que tiver uma oportunidade de expôr um produto próximo a outro produto que seja complementar, faça. Não esqueça de colocar os molhos próximos as massas, as esponjas próximos aos detergentes, o leite próximo ao café e assim por diante. Sabemos que provavelmente você já faça isso no seu supermercado, mas aconselhados a intensificar a ação e não esquecer de precificar, preço é muito importante para o consumidor e se tem alguém que nós queremos agradar, é o nosso cliente, nossa fonte diária de faturamento.


Depois de colocar esses insights em prática, te desafiamos a emitir um relatório e analisar o valor do seu novo ticket médio. Você perceberá a diferença que essas ações trarão ao seu supermercado. Mas lembre-se que você precisa se esforçar para manter esse valor, esforço e dedicação andam lado a lado com o sucesso.





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