Como aumentar meu faturamento com essas 3 dicas simples?

Atualizado: 22 de Set de 2020



É fato que todos nós gostamos de um lugar agradável, prazeroso e com uma boa apresentação. Essas características são essenciais para gerar interesse e envolvimento dos clientes com os  produtos e serviços que ofertamos.


Você já parou para observar como está o seu estabelecimento hoje? Tente enxergar através da ótica dos clientes, sinta-se como um consumidor indo realizar as suas compras. O que você vê é um ambiente agradável, com uma localização de produtos chamativa, um lugar que você nem percebe o tempo passar, ou você enxerga esse ambiente com ruídos, difícil localização dos produtos, cheirando mal e com um péssimo atendimento?

 

Isso mesmo, um supermercado é muito mais do que mercadorias expostas para a venda em prateleiras. Vendemos uma experiência! Atendemos uma das necessidades mais básicas do ser humano: fornecemos alimentos, material de limpeza e higiene pessoal.


Sabemos que nosso cliente precisa e vai comprar os produtos que ofertamos, mas nossos esforços devem estar voltados a encantar esse cliente do início até o fim, fidelizando-o. Uma vez fidelizado, nosso cliente passará a enxergar o valor e não apenas o preço das nossas mercadorias, teremos autoridade para influenciá-lo na compra de determinados itens entre outros benefícios.

 

Pensando nisso, listamos três maneiras simples e eficientes que podem ser implementadas hoje mesmo no seu supermercado e irão te garantir um aumento no seu faturamento atraindo novos consumidores.

 

1.Estímulos sensoriais que geram desejo


 

Existem diferentes modos de estimular as sensações dos seres humanos através dos sentidos para ativar o desejo. E nós podemos utilizar isso ao nosso favor para impulsioná-lo a adquirir um determinado produto. Um exemplo bem conhecido dessas técnicas é a utilização das cores. As cores vermelha e a amarela mobilizam o apetite e por isso são muito utilizadas em restaurantes, embalagens de produtos e franquias fast-food.

 

No caso dos supermercados, o estímulo ao olfato é importante para produzir a sensação de organização e limpeza, algo muito buscado por quem vai às compras.

Invista na manutenção da limpeza do seu estabelecimento, borrifadores aromáticos suaves são uma opção de baixo custo, mas que proporcionam uma sensação de prazer e aconchego para os clientes. Além de permitir o estímulo da memória olfativa que o permitirá associar aquele determinado cheiro à experiência vivida no seu supermercado.

 

O prazer ligado ao paladar também deve ser estimulado com ofertas de degustação, contate os seus fornecedores para alinhar o que pode ser ofertado dentro do seu mercado, nossos clientes amam a sensação de “ganhar” algum produto.

 

2. Iluminação para atrair a atenção dos clientes

 


O aspecto visual é muito importante, somos atraídos pelo que vemos. Você pode convencer o seu cliente a levar um determinado produto apenas pelo fato de ter posicionado em um lugar de destaque com uma excelente iluminação. Uma disposição organizada dos produtos, decoração bem feita e o destaque para alimentos frescos saltam aos olhos dos clientes que percebem isso positivamente.


Exemplo: Você não está precisando comprar frutas para a sua casa, mas ao entrar no supermercado você se depara com uma exposição bem iluminada e destacada de maçãs, sinalizando o preço que pode ser promocional, ou não. Os seus sentidos serão aguçados e despertará em você o desejo de chegar mais perto, tocar e próximo passo será escolher as suas frutas e levar para casa, porque você julga como uma boa opção! Afinal o produto estava fresco, com uma ótima aparência, fácil alcance e um preço atrativo.

 

Em todo supermercado, há produtos que levam a uma vontade de compra mais imediata e outros menos. Use essa técnica para impulsionar suas vendas. Você também pode fazer isso com os produtos que você tem maior margem de lucro, bem como os que tem pouca rotatividade.

 

3. O prazer da música de fundo

 


Depois de um dia cansativo e cheio de atividades, o nosso cliente espera ser acolhido na hora de realizar suas compras, ele precisa de tranquilidade para desenvolver essa tarefa. Sem dúvidas esse cliente ficaria bastante irritado e incomodado se houvesse um locutor anunciando incessantemente as promoções do dia. Essa prática não é bem vista porque acaba gerando um ambiente caótico, agitado e sonoramente poluído, esse cliente faria o possível para sair do seu estabelecimento e encontrar paz e tranquilidade.

 

É isso que você tem que ofertar, paz e tranquilidade. Faça seu cliente sentir-se à vontade, confortável, dessa forma ele ficará no seu supermercado mais tempo do que o programado. Utilizar uma música ambiente, familiar, até mesmo instrumental, contribui para tornar o supermercado mais atrativo além de ativar a memória afetiva, que também está integrada a experiência.

 

Lembre-se, apesar de ser uma prática comum dispor de locutores, essa não é a melhor forma de aumentar o tempo médio de permanecia dos seus clientes dentro da loja, use o poder da música ao seu favor, promova uma experiência encantadora ao seu cliente do início ao fim.

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