
Análise de dados x Gestão de supermercados
O varejo supermercadista está sempre em movimento buscando alternativas para melhorar suas tão apertadas margens e aumentar o fluxo de compras em seus estabelecimentos.
Estamos vivenciando um período de isolamento social maior do que esperávamos. E diante desse cenário de restrições vimos amadurecer o comportamento de compra digital, inclusive no setor alimentício.
Costumávamos comprar itens e aguardar sua chegada pelos correios ou algum outro sistema de entrega. Porém com a atual pandemia surgiu o da diversidade de itens comprados de forma digital e a necessidade de tornar as entregas imediatas.
Muitos supermercados aderiram a digitalização de compras e "criaram" ou "integraram" suas lojas à aplicativos já existentes.
Nossa intenção nesse artigo, é destacar que ao realizar essas compras em plataformas digitais os clientes acabam deixando dados importantes sobre o seu comportamento de compras que podem e devem ser usados na gestão dos supermercados.
Desta forma, a gestão com base em dados ganha destaque, analisando a grande quantidade de informações que recebemos diariamente podemos entender sobre como está a situação do mercado, concorrência, desempenho da equipe e os dados dos clientes ativos e inativos.

Mas, para que essas informações sejam tratadas e de fato transformadas em insights úteis para a gestão é necessário um grande comprometimento da equipe no processamento dos dados. Dados soltos são apenas informações, dados organizados trazem grandes oportunidades de lançamento de campanhas e ofertas personalizadas.
Não podemos esquecer de mencionar que é de vital importância o investimento em tecnologias de armazenagem e processamento de dados para garantir a qualidade dessas informações.
Uma vez coletadas e analisadas, essas informações serão como bússola para o desempenho das tomadas de decisão.
Os gestores terão informações como perfil do consumidor, jornada de compras, curva ABC de produtos, gerenciamento de estoque entre outros. Ao analisar esses dados, o supermercado entenderá qual o período certo de ofertar determinado produto, criar promoções para públicos específicos, além de gerenciar e otimizar suas margens.

Busque por tecnologias que conecte você ao seu cliente estreitando o relacionamento tornando-o o mais pessoal possível.
Você já conhece a solução tecnológica da Flink para descomplicar a experiência de compras nos supermercados?
Entre em contato com a gente, vamos ficar felizes em entender como funciona a sua operação e conversar um pouco mais sobre o que desenvolvemos.