9 técnicas que os atendentes de supermercados devem praticar para aumentar as vendas


A Flink descomplicando supermercados reuniu as mais eficazes técnicas para um bom atendimento ao cliente que vão proporcionar um significativo aumento de vendas para o seu supermercado.



Entendemos que bons funcionários devem estar em constante treinamento para aperfeiçoar o atendimento ao cliente.

Afinal, vivemos uma rotina repetitiva no varejo que acaba levando até os melhores vendedores para uma zona de conforto.

Não podemos descansar no aperfeiçoamento do time de vendas, esses funcionários tem o poder de aumentar o ticket médio de compras apenas pelo fato de serem seres humanos e saberem se relacionar transparecendo emoções e empatia com o cliente.


Conheça as 9 técnicas mais indicadas para os seus atendentes:


1-Rapport

Você já deve ter ouvido falar sobre essa técnica que remete a um espelhamento. O atendente deve receber o cliente sempre com um sorriso sincero para que o deixe mas a vontade e quebre a primeira barreira que existe entre o agente que compra x o agente que vende.

Em tempos de pandemia, mostrar um sorriso é praticamente impossível devido ao uso obrigatório de máscaras de proteção. Porém podemos ser receptivos utilizando apenas a nossa voz, a entonação na hora em que cumprimentamos o nosso cliente, reflete o nosso nível de vontade de atendê-lo.

Essa técnica também deve ser utilizada durante o atendimento. Você deve se parecer ao máximo com seu cliente para que ele sinta segurança em se relacionar com você. Se o seu cliente fala baixo e bem devagar , desacelere-se e acompanhe o ritmo dele, o mesmo também é válido se a situação for inversa.


2- Seja educado

Educação e gentileza nunca saem de moda. Seja cordial com o seu cliente, cumprimente-o, se souber chame-o pelo nome, mas se ainda não o conhece use o tradicional senhor ou senhora. Cuidado para não ser simpático além da conta e acabar se mostrando invasivo, o cliente pode reagir de uma maneira inesperada e pode acabar passando dos limites deixando todo mundo um situação embaraçosa.


3- Ouça mais para entender e atender melhor

Saber ouvir é uma virtude. Antes de atropelar o seu cliente mostrando o quanto o produto que você vende é incrível, ouça-o, sonde o que ele precisa. Sabendo a necessidade do seu cliente você vai ser mais assertivo mostrando a opção ideal para ele levar.


4- Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido

Todo ser humano tem traços peculiaridades na sua personalidade e os atendentes devem mostrar essa sensibilidade de percepção ao atendê-los. A melhor opção é identificar o "jeito" do cliente e prestar um atendimento personalizado deixando-o bem confortável para comprar mais.


5- Saiba tudo sobre o produto que você vende

É necessário que o atendente se prepare antes de iniciar os atendimentos. O conhecimento sobre o produto oferecido torna o atendente uma autoridade no assunto e nada melhor do que comprar em um especialista, concorda?

Passe confiança ao seu cliente, mesmo que ele não finalize a compra no momento em que você apresentar o produto, quando ele se sentir pronto para finalizar, ele vai procurar você, porque você esclareceu suas dúvidas. O nome dessa técnica muito utilizada é gatilho da reciprocidade


6- Agregue valor ao produto

O atendente precisa aprender a dominar suas emoções. Antes de falar tudo que você sabe o seu produto, você precisa que o cliente mostre o quanto ele precisa do seu produto. Dessa forma, quando você for mostrar a solução ela parecerá tão perfeita que ele pouco se importará com o preço porque já reconheceu o valor do produto.


7- Crie uma conexão

Procure estabelecer uma conexão com o cliente, ele precisa parar de enxergar apenas um "vendedor" e enxergar um "consumidor" que está o auxiliando na sua decisão. Se possível, conte uma história sua, uma experiência com o produto cairia como uma luva. Mas só revele se a experiência for positiva, se for negativa limite-se a fornecer as informações essenciais do produto e deixe que ele mesmo decida.


8- Mais alguma coisa, senhor(a)?

Que tal ao invés de utilizar esse jargão típico de vendedor você optar por mostrar as novidades do estabelecimento sobre os produtos que o seu cliente demonstrou interesse? Deixe que ele mesmo finalize o atendimento quando tiver certeza que não quer levar mais nada, enquanto houver espaço para dúvidas, ainda haverá espaço para vendas.


9- Agende o próximo encontro

Uma maneira legal de finalizar o atendimento é mostrando o seu interesse em encontrar o cliente de novo. Troque o "volte sempre" por um "até a próxima semana" ou " me conta o que achou do produto na sua receita". O seu cliente ficará empolgado e com a sensação de que deve voltar lá nem que seja pra te encontrar.


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