6 Erros que você não pode cometer na gestão do seu supermercado

Administrar um supermercado não é uma tarefa fácil, esse tipo de negócio requer muita atenção e compromisso diário com o funcionamento da loja. Encontrar profissionais que estejam aptos a gerenciar o estabelecimento com afinco e sentimento de que também é dono e corresponsável pelo sucesso ou fracasso da empresa é praticamente como encontrar uma agulha no palheiro.

Enquanto isso não acontece, ou acontece em pequena escala, a responsabilidade de administrar e criar estratégias fica a cargo do gestor que na maioria dos casos é o próprio dono do estabelecimento.

Sabemos que diante dos desafios diários um erro ou outro acaba ocorrendo. A missão de comprar bem, gerenciar pessoas e acompanhar processos pode acabar tirando o foco de coisas comuns que acontecem diariamente no pátio do supermercado.


Pensando em como ajudar esse empreendedor a evitar erros que podem comprometer o desenvolvimento do seu negócio, listamos 6 erros que você não pode cometer na gestão do seu supermercado:


1- Competir apenas em preço esquecendo da qualidade:

Preço bom é resultado de uma boa compra, se você consegue comprar bem, você consegue oferecer aos seus clientes os melhores preços do mercado. Mas isso não é suficiente, preços atrativos até os seus concorrentes podem ter. O grande diferencial é a qualidade que é ofertada ao consumidor, o compromisso com a experiência que ele vai viver ao adquirir os produtos do seu estabelecimento.

Qualidade no atendimento, qualidade nos serviços prestados e em todos os pontos de contato com o cliente, resulta na fidelização do seu público. Cative o seu cliente mostrando que a qualidade que você oferta ele não vai conseguir encontrar em outro lugar.

2- Péssimo atendimento:

Fidelização através da humanização do atendimento é sem dúvidas a melhor ferramenta para se distinguir dos concorrentes. Leia mais sobre isso nos artigos que a Flink já publicou, você pode encontrar informações no post “Como um relacionamento de sucesso com o cliente ajuda o meu Supermercado?”

3- Mix de produtos pobre e ruptura de gôndula

É frustrante para o cliente não encontrar a marca que ele já está habituado a comprar ou ainda desejar ter mais opções para comparar e tomar sua decisão e se deparar com uma prateleira sem muitas opções. Se o seu cliente não encontrar o que ele está precisando e acabar tendo que ir a outro estabelecimento para adquirir o produto, dificilmente ele voltará a comprar de você.

Trabalhe bem sua equipe de compras para que sejam capazes de trazer variedades de marcas para o seu estabelecimento com um preço competitivo e fortaleça a gestão do seu estoque para que não deixe faltar os produtos nas gôndulas para o consumidor.

4 - Não dá atenção as tributações

Vivemos em um país com alta tributação, empreender nesse cenário é sem dúvidas um desafio enorme, manter-se vivo tendo que pagar tanto imposto é desestimulante, porém necessário.

Por isso, aconselhamos que você tenha ao seu lado um suporte contábil de qualidade, para te ajudar a não pagar tributações que poderiam ser evitadas e buscar continuamente por opções que facilitem o desenvolvimento do seu patrimônio. Estar em dias coma receita federal vai te poupar de muita dor de cabeça e ainda garantir uma boa imagem do seu estabelecimento

5- Descuidar do estoque

Não dar a atenção devida ao estoque pode trazer prejuízos para o supermercado. Os produtos tem diferentes prazos de validade e devem ser analisados com frequência, para que os produtos que estejam próximos de vencer sejam vendidos mais rapidamente.

6 - Não investir em tecnologias e armazenamento de dados

Acompanhar a transformação digital é garantir que os clientes consigam te enxergar. Nossos clientes estão mudando de comportamento em relação a compras e nós precisamos estar onde eles estão, disponibilizando as opções que eles estão consumindo como novos hábitos.

Além disso, precisamos mapear suas visitas e comportamento para sabermos como estabelecer uma comunicação mais assertiva. Invista em tecnologia, abra as portas do seu supermercado para o novo e conquiste ainda mais a admiração e fidelidade dos seus clientes.

Esperamos que o nosso artigo tenha contribuído para melhoria da sua gestão. Visite nossas redes sociais, estamos sempre trocando conhecimento e informações com nossos amigos.

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